10 Dicas Para Emagrecer com Saúde!

dicas-para-emagrecerTodos os dias aparecem novas dietas que se intitulam milagrosas, fazendo com que as pessoas acreditem na ideia de que é possível perder peso de forma rápida. No entanto, perder peso rapidamente não significa, necessariamente, que o processo de emagrecimento será saudável ou que exista alguma garantia relativamente à manutenção do peso. Essas 10 dicas para emagrecer nao prejudica saúde.

Estudos comprovam que uma mudança brusca na massa corporal afeta negativamente o funcionamento de diversos órgãos vitais e que pode comprometer de forma grave a saúde. Início.

É claro que uma dieta hipocalórica – que consiste na ingestão de uma quantidade bastante reduzida de calorias – irá fazer com que exista uma perda de peso acentuada. Portanto, no fundo, aquelas dietas extremamente restritivas que duram 10 ou 15 dias resultam, você realmente perde peso. Porém, ao retornar aos hábitos alimentares que tinha antes de fazer a dieta, o mais provável é que volte a engordar, podendo até mesmo ganhar mais peso do que aquilo que emagreceu.

Se você realmente quer saber como perder peso de maneira saudável, diminuindo ao máximo a possibilidade de voltar a ganhar o peso perdido, dê uma olhada nas dicas que se seguem:

  • Tenha um horário certo para comer. Estudos mostram que se alimentar todos os dias por volta da mesma hora, sem pular as principais refeições – café da manhã, almoço e jantar – e fazendo de dois a três lanches saudáveis pelo meio é uma etapa determinante para quem pretende perder ou manter peso.
  • Beba muita água. Não se engane, beber água não emagrece, mas a ingestão de líquidos ajuda na desintoxicação e hidratação do organismo. Por isso, não se esqueça nunca de beber muita água!
  • Faça atividade física. Se você não tem tempo, não tem dinheiro ou simplesmente não gosta de frequentar academia, não tem problema. Só não use isso como desculpa para passar todo o tempo livre que tem no sofá. Caminhar ou correr são ótimas alternativas para aqueles que não gostam de academia, pense nisso.
  • Descanse adequadamente. O corpo necessita do seu tempo de repouso para estar apto ao exercício físico e se você estiver sempre cansado, nunca vai ter vontade de se exercitar.
  • Quando for fazer compras, não se esqueça da lista. Ao fazer compras com uma lista daquilo que precisa realmente e do que será mais adequado comer, você consegue driblar a tentação de ir colocando no carrinho aquilo que parece apetitoso.
  • Faça refeições coloridas. Quando você preparar o seu prato tente incluir alimentos de cores variadas, quanto mais colorido melhor. Essa é uma forma de introduzir um maior número de legumes e verduras na sua alimentação, fazendo com que ingira alimentos mais saudáveis.
  • Tenha atenção aos ingredientes. Reavalie a dieta da proteína.  Conheça as calorias, teor de sal e gordura dos alimentos que você consome mais regularmente é uma ótima forma de evitar aqueles que serão mais prejudiciais para a sua dieta.
  • Aumente o consumo de fibras. Frutas com casca comestível e verduras são ótimas fontes de fibras, que é um elemento essencial para a digestão. Manter o seu organismo equilibrado ajuda na perda e manutenção do peso.
  • Mantenha um diário alimentar. Essa técnica é usada há anos por grupos como os Vigilantes do Peso e ajuda a ter noção dos deslizes, de forma a aprender com os próprios erros. Escreva o que come e analise as suas opções, aprenda onde erra e corrija o que estiver errado.
  • Estabeleça metas reais. Não crie ilusões, a perda de peso é um processo que leva o seu tempo, especialmente se você estiver aprendendo a comer de forma saudável. Não ponha em risco a sua saúde mental, entenda a realidade do seu peso e quanto você conseguirá emagrecer dentro de um determinado período de tempo.
  • Não consigo emagrecer.